Desenvolvimento de aplicativos mobile

Aqui não há distinção nem cobrança separada de apps Android e iPhone: pague um, leve dois (com interface nativa para cada plataforma).

Quais as tecnologias utilizadas?

Depende do caso: se você está fazendo uma aplicação que também pode ser utilizada sem precisar instalar nada (i.e.: uma app PWA para rodar no navegador), utilizamos Ionic, React, Vue.js, Framework 7, Capacitor e Cordova, prontos para rodar em Android, iOS (iPhone e iPad) e no navegador.

Para aplicações 100% nativas, daquelas que precisa entrar no Google Play ou Apple Store para baixar e instalar, usamos a nova tecnologia de desenvolvimento de aplicações do Google, chamada Flutter. Neste caso, a app é a mesma para Android e iOS, com a devida interface nativa de cada plataforma, com extrema performance e, claro, nada impede de você também contratar o serviço de desenvolvimento PWA em paralelo para também disponibilizar a aplicação via web. Esta tecnologia é utilizada por grandes empresas, como o Nubank.


O que é PWA?

Progressive Web Applications são aplicativos HTML que rodam em um navegador moderno e podem ser "instaladas" em dispositivos móveis sem o envolvimento das respectivas lojas (Google Play e Apple Store).

É uma alternativa viável para hot-apps (apps sazonais, como eventos, sorteios, etc.), quando você ainda não captou o usuário (por exemplo, uma app para contratação de babás - por ser eventual, o usuário provavelmente não irá manter uma app instalada para isso). Exemplos de PWA: Uber PWA, Starbucks e Pinterest.


O que é necessário para colocar apps nas lojas?

Se contratado, cuidamos de todo o trâmite de publicação, incluindo a geração das imagens, ícones e textos requeridos pelas duas lojas (exceto o pagamento das taxas das lojas e eventuais envios de documentação requeridas). Cada loja permite nos adicionar como desenvolvedores responsáveis para que possamos cuidar da aplicação desenvolvida por nós.

Para publicar na Google Play, há uma taxa de US$ 25, paga apenas uma vez para o Google. Após preencher a extensa ficha dos dados da app, há um processo rápido de aprovação (em geral, 2 horas, no máximo, 72 horas) e pronto. Nós enviamos a app já compilada para você subir na loja com 1 click ou você pode publicar a app a partir do código-fonte de qualquer máquina rodando Windows, Linux ou MacOS (requer instação do Android Studio - cerca de 2 a 4Gb de download).

Para iOS (iPhone e iPad), há uma taxa anual de US$ 100 paga para a Apple. O processo de publicação é muito mais demorado (pode levar semanas em casos extremos). Não há como enviar o projeto pré-compilado (o processo de envio é feito durante a compilação). No caso de enviar a app a partir do código-fonte, você é obrigado a ter um computador Mac e o XCode compatíveis (cerca de 6Gb de download).

Caso prefira, podemos publicar a app em nossa conta por tempo indeterminado, por uma pequena taxa, dando acesso completo aos respectivos painéis de controle para você verificar número de downloads, reviews de usuários, etc. Esta modalidade permite você receber valores monetários de propagandas, porém não é possível transferir valores de apps pagas ou assinaturas (in-app purchases).


Onde ficam os dados da app?

O valor de desenvolvimento de apps é apenas para aplicações que não utilizem servidores ou que utilizem servidores que já estejam prontos (por exemplo, se tua empresa disponibiliza APIs para consumo) ou integração com serviços de armazenamento de dados de terceiros (como, por exemplo, o Google Firebase).

Autenticação com Facebook, Instagram, Twitter, Google, Microsoft estão inclusas (incluindo integração com sistemas OAuth on-premises ou Azure Active Directory).

Você pode contratar, com 25% a 33% de desconto, serviços extras de desenvolvimento de back-end ou nosso serviço de Codeless API, com a integração totalmente de graça (note que há custos de hospedagem envolvidos na construção de servidores que não fornecemos).


É possível criar apps privadas?

Sim, ambas lojas permitem a criação de apps que não são disponibilizadas ao público geral.

Confira condições e limitações em cada uma das lojas de apps (Google Play e Apple Store).


Como funciona a manutenção?

Basta nos contratar novamente para alterar ou incrementar tua app. Geralmente, não fazemos manutenção de software legado ou de terceiros, mas nossos softwares são uma exceção: se você quiser, a qualquer momento, incluir novas funcionalidades ou alterar as funcionalidades existentes, o processo é o mesmo.


As apps são performáticas?

Depende da tecnologia usada: apps feitas em tecnologias web não tem a mesma performance das apps nativas, especialmente para aparelhos Androids baratos. Aplicações feitas para celulares performáticos, como Android OnePlus ou iPhone 5S em diante, a diferença do nativo não é muito grande.

Já as apps desenvolvidas com o Google Flutter rodam com máxima performance (inclusive superior a tecnologias híbridas como React Native) e serão a base do novo sistema operacional do Google que substuirá o Android (Google Fuchsia). São, inclusive, mais performáticas do que as tecnologias utilizadas no Facebook e Instagram (React Native), por não serem interpretadas.


Preciso de servidores para PWA/Apps híbridas?

PWA são aplicações feitas em HTML5, CSS e JavaScript, que precisam ser baixadas pelo navegador para rodarem, então, você precisa ter um servidor para servir tais arquivos (como não há processamento do lado servidor, um servidor muito barato - ou talvez até gratuíto - pode ser utilizado)

PWA como aplicativos nas lojas Google Play e Apple Store (apps híbridas) não requerem servidores, pois todo o código fica dentro da app (nós disponibilizamos mecanismos para você poder atualizar o código remotamente, sem precisar passar pelas lojas).


Como sei quantos usuários estão usando minha app?

Todas as apps PWA contam com integração com Google Analytics e Microsoft AppCenter, onde você pode ver, em tempo real, quantos usuários estão usando, em que tela estão, bouncing rate, etc.

Aplicações Flutter contam com Google Analytics e Firebase Analytics que inclui até mesmo um mapa de calor para você saber onde estão localizados geograficamente teus usuários, além de reports de erros, compras, etc.


Há integração com push notification?

Sim, tanto as versões PWA como Flutter têm suporte a push notifications através de parceiros.

Você pode, por exemplo, enviar uma mensagem com imagens e links para um grupo de usuários (ou para todos), em horários determinados, ter um relatório de quantos usuários clicaram na notificação, etc.

Não há custos de integração deste serviço e, no momento, nossos parceiros disponibilizam este serviço gratuitamente.

É possível o envio de notificações por eventos (ex.: em um determinado horário) sem a necessidade de serviços externos, bem como a implementação de envio de notificações a partir de um banco de dados remoto (como Azure Tables ou Firebase), dependendo da necessidade.